quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Liberdade e Democracia


Com algumas adaptações e actualizações, publiquei este artigo no passado dia 25 de outubro, no jornal "Notícias do Vale".
No seu aclamado livro "A riqueza e a pobreza das nações", David Landes questionava-se sobre o que faz uma nação ser rica e outra pobre, uma ser vencedora e outra perdedora, uma estar em ascensão e outra em queda. Conclusão: quanto mais liberdade e democracia existir numa nação, mais ela prospera. É nisso que apostamos.
Vem isto a propósito de uma série de conferências que a Associação Cívica "AMAR SANTO TIRSO" está a organizar. A importância deste ciclo de conferências, subordinado ao título "Santo Tirso, que futuro? - Uma estratégia de desenvolvimento para a próxima década" não está dependente da maior ou menor mobilização de pessoas que venham assistir a cada uma das sessões, nem da maior ou menor "espectacularidade" dos nomes constantes dos painéis de oradores.
A importância (ou falta dela) residirá apenas e só naquilo que frutificar das sementes que estamos a lançar para a terra. Estamos convencidos, eu estou convencido, até prova em contrário, que Santo Tirso é terra fértil e produtiva. Muitas destas sementes vão dar fortes raízes, troncos robustos, árvores frondosas e frutos saborosos.
A "AMAR Santo Tirso" é uma associação cívica, independente, apartidária e sem fins lucrativos. Quero sublinhar estas características e dizer mais: mais recebemos um tostão de qualquer entidade pública. Não recebemos, nem queremos receber. 
Queremos ser livres e independentes. O nosso objectivo, nestes 2 anos que levamos de actividade, é promover o debate de ideias sobre Santo Tirso. Estamos convictos que quanto mais gente envolvermos neste projecto, mais reforçado, mais desenvolvido, com mais qualidade de vida para as suas populações será Santo Tirso.
Temos um lastro histórico que nos garante um reconhecimento público de credibilidade. Organizamos conferências com nomes tão importantes como Manuel António Pina, António Souza-Cardozo, Mário Dorminsky. Na segunda-feira, em Monte Córdova, pelas 21.30, na Associação de Solidariedade Humanitária, temos prevista a conferência sobre "Economia Local e Economia Social", com a profª drª Maria José Abreu, da Universidade do Minho, e a drª Gilda Torrão, directora-geral da ASAS Santo Tirso, como oradoras.
Para este ciclo de conferências convocamos todos aqueles que querem participar num acto de cidadania em prol de um concelho mais forte. As nossas portas estão abertas a todos, de todos os quadrantes partidários e sem qualquer filiação partidária. O bem comum está sempre primeiro.

Pedro Fonseca
Presidente da Direcção
"AMAR SANTO TIRSO"

Sem comentários:

Enviar um comentário